quarta-feira, 27 de outubro de 2010

6 coisas que uma mulher Grávida PODE fazer

Na gravidez, a mulher tem sua rotina transformada. A exemplo do post em que revelamos 6 coisas que uma grávida não pode fazer, esclarecemos aqui algumas ações que a mulher pode continuar fazendo mesmo grávida.

Veja abaixo respostas esclarecedoras para algumas das perguntas mais comuns que surgem nesse período:

Ginástica na Gravidez

É possível fazer ginástica durante a gravidez? As atividades físicas devem ser realizadas durante toda a gestação, principalmente se a grávida já tinha o hábito de se exercitar. Durante a gestação, as cartilagens ficam cheias de água, gerando inchaços e desequilíbrios que podem provocar quedas. Nesse caso, a ginástica na água é ideal, pois evita que ela caia, se machuque e prejudique o bebê. A hidroginástica melhora o desempenho no parto e alivia os desconfortos causados pelo aumento do peso, como as dores lombares. Os abdominais, no entanto, são desaconselhados. Eles não terão qualquer efeito nos nove meses. A barriga vai crescer de qualquer jeito. O ideal é fazer antes de engravidar, deixando o músculo bem fortalecido.

Manicure na Gravidez

Será que a mulher grávida pode continuar indo à manicure? Sim, pode – garante a ginecologista Denise Coimbra, do Grupo de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo. Mas a recomendação vale também para as não-grávidas: nunca compartilhe instrumentos. Eles são fonte de transmissão de várias doenças, como hepatite B, hepatite C e até o vírus HIV. “Para esterilizar, não basta passar um álcool”, frisa a ginecologista Nilka Donadio, doutora em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo. Por isso não confie: leve sempre seu próprio alicate. O agravante na gestação é que esses vírus podem contaminar o bebê, principalmente na hora do parto.

Sexo na Gravidez

A grávida pode manter relações sexuais?Salvo contra-indicação médica, como nos casos de sangramento, a relação sexual pode e deve ser estimulada entre o casal. E não precisa ter qualquer preocupação com o bebê, ele está muito bem protegido. Como a barriga pode atrapalhar, será necessário testar novas posições.

Acupuntura na Gravidez

Você pode se submeter a tratamento de acupuntura?Nas mãos de um profissional especializado, a técnica milenar chinesa é muito bem-vinda. Em alguns casos, quando a mulher não pode tomar determinado tipo de remédio, as agulhadas são uma boa alternativa terapêutica. Mas não custa lembrar: só um especialista saberá quais pontos estimular corretamente e quais não tocar de jeito nenhum.

Drenagem Linfática na Gravidez

Gestante pode fazer drenagem linfática tranqüila?“A gestante não só pode como deve fazer”, enfatiza Nilka Donadio. Atenção: somente a versão manual, e não mecânica, da drenagem. E não se deve mexer no abdome de jeito nenhum. Bem aplicada, a técnica é um excelente meio de evitar o inchaço que acomete as grávidas principalmente na reta final. .

Depilação na Gravidez

Depilação é contra-indicada? Não há contra-indicação, diz a ginecologista Denise Coimbra, do Grupo de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo. Mas a ginecologista Nilka Donadio recomenda evitar a região da virilha para não favorecer uma infecção dos folículos pilosos no local.

2 comentários:

  1. Olá querida!
    Parabéns pelo baby, que ele venha com muita saúde!
    Obrigada pela visita, fique á vontade no meu cantinho, poderemos trocar várias idéias!
    Sobre o post, dia desses eu fui comprar uma base da Risqué e estava escrito no rótulo "não utilizar durante a gestação". Sinceramente, nunca ouvi falar na vida que grávida não podia passar esmalte rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post.. Me tirou muitas duvidas...
    Um grande beijo linda..

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)