terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nossa Senhora do Bom Parto

Oi meninas! Olha eu aqui outra vez!! =))

Eu pesquisei sobre Nossa Senhora do Bom Parto (claro, sem duvida é Deus que está acima de todas as coisas, mas minha família é em sua maioria católica e eu gosto muito de pesquisar sobre tudo e de proteção. Todo mundo gosta de se sentir protegido e é isso que significa...não é idolatria a uma ou outra imagem, mas sim a ligação que ela representa com o Ser Superior).

E é essa santa que protege as grávidas e os partos. E a quero conosco para nos proteger e trazer nosso bebê saudável.

Vale a pena ler, mesmo que você não seja católica.
Um beijo, Ci

Logo após a fundação da cidade do Rio de Janeiro, construiu-se uma capela dedicada a Nossa Senhora do Ó, também chamada da Expectação ou do Parto. Anos depois o templo ruiu e os frades carmelitas edificaram no local uma igreja em homenagem a Nossa Senhora do Carmo.

A Virgem do Parto teria caído no esquecimento se não fosse a piedade de um certo João Fernandes, mulato, da Ilha da Madeira, que resolveu levantar uma capela para alojar a imagem que trouxera de sua terra natal.


Nossa Senhora do Bom Parto

Frei Agostinho de Santa Maria marca o ano de 1653 como o da fundação da igreja do Parto, mas parece que ela já existia em 1649. No início do século XVIII, a Irmandade dos Clérigos de São Pedro ali se estabeleceu e reedificou o santuário. Décadas depois o bispo D. Frei Antonio do Desterro ergueu, no terreno contíguo ao templo, um asilo para "mulheres desonestas" que estivessem arrependidas e fundou então o chamado Recolhimento do Parto, de triste memória por ser uma arma terrível na mão dos maridos que queriam desfazer-se de suas esposas. Tornou-se um espectro ameaçador para muitas senhoras e uma arma de prepotência e de disciplina doméstica para os maridos.

Uma das mais famosas esculturas brasileiras de Nossa Senhora do Parto é a da matriz de Vila Boa de Goiás, executada pelo escultor e dourador José Joaquim da Veiga Vale, natural de Pirenópolis, que viveu no século passado. Atualmente ela se encontra no Museu de Arte Sacra da capital goiana.

Nossa Senhora do Parto teve inúmeros devotos em vários países e em todas as épocas, especialmente entre as mulheres grávidas, pois o parto sempre foi um ponto de interrogação na vida de uma mulher, principalmente no tempo em que a medicina não possuía as condições atuais de proteger a mãe e a criança. Muitos homens casados também a invocavam para que suas esposas fossem bem sucedidas na hora de dar à luz.

Oração à Nossa Senhora do Bom Parto

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção.

Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!


Fonte:

  • Nilza Botelho Megale, Invocações da Virgem Maria no Brasil, 4a. ed., Ed. Vozes, 1998, pp. 360-363.

3 comentários:

  1. Legal, esse final de semana comentei sobre ela pro marido..existe inclusive uma igreja dela em sao paulo, mas ainda nao descobri aonde eh, rs. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou uma graça vc falar que o meu blog é de utilidade pública...rs..ai amiga quem me derá..mas se for útil pra vc ja fico feliiiz da vida..

    As dores nas costas deram uma trégua..mas ontem depois de arrumar parte do guarda-roupa da Emily a noite a dor estava novamente aqui..mas não tanto como antes...o ruim foram as dores na barriga..

    Nossa qta dor...a noite inteira..mas agora esta melhor...

    haaa uma dica pra vc comprar a pulseirinha de ouro do seu baby..la na Praça da Sé..prox a Rua Direita..tem uma rua que vende só ouro, prata, aço cirurgico...são lojas que de lá vão para shoppings..é pelo menos 40% a menos q em outros lugares, pra mais viu?

    Quero o brincooo da Emily..mas parece q vou ganhar...tomareee...rs

    Então qto as dores na lombar de deixar agua quentinha cair na lombar eu até estava pensando em fazer isso..mas no curso de gestante a abstetra falou q isso ajuda a dilatar, então é pra evitar..e depois eu fiquei sabendo q a hidro com a agua morna estava causando dilatação..ja pensou? ai parei né?snif..

    Xiii pra variar ja falei mto..rs

    bjinhuus pra vcs

    ResponderExcluir
  3. Foi ótimo vc ter falado sobre isso... Me lembrou que eu tenho que correr atrás da minha documentação pra dar entrada na minha licença. Bjuuu

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)