sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Grávida pode dormir de barriga para cima? Tem risco de enrolar o cordão umbilicar do bebê? E de bruços, pode?

Minha neurinha atual é saber se posso dormir de barriga pra baixo, do jeito que tanto gosto...e lá fui eu pesquisar pra não fazer nenhum mal a bebê e nem a mim.

Encontrei uma resposta no Baby Center que respondeu minhas dúvidas. Mas claro, vou perguntar para meus médicos e vc tb, se ainda estiver em dúvida, mesmo com a matéria abaixo, pergunte para seu obstetra.

Um beijo, Ci

" Grávida pode dormir de barriga para cima? Tem risco de enrolar o cordão umbilicar do bebê? E de bruços, pode?
Escrito para o BabyCenter Brasil

Eleonora F. Stocchero Fonseca responde:


Grávida pode sim dormir de barriga para cima, sem o risco de enrolar o cordão. No último mês de gestação, no entanto, como o útero fica muito pesado, grande parte das gestantes sente-se extremamente desconfortável nesta posição, pois o útero comprime a veia cava, causando sintomas de estase -- falta de ar e mal-estar.

Em trabalho de parto muitas vezes orienta-se que a grávida deite sobre o lado esquerdo, pois o sangue flui melhor pelo cordão umbilical e para o bebê durante as contrações nesta posição, mas isso é válido durante o trabalho de parto. Antes dele e suas contrações rítmicas, não é necessária essa preocupação.

A gestante também pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem a preocupação de "amassar o bebê". Após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga.

Caso uma mulher no sexto mês ou mais de gestação acorde e perceba que está de bruços, não há motivo para se preocupar. O bebê está extremamente protegido dentro do útero e não se machucará nessa posição.

A posição em que as grávidas no final da gestação mais se sentem confortáveis para dormir é deitada sobre o seu lado esquerdo, porém o que vale é deitar-se da maneira em que você se sentir mais confortável, mesmo que seja sobre o seu lado direito. Certamente esta será também a melhor posição para o bebê.

No último trimestre, por causa da azia, da congestão nasal ou da falta de ar comuns nesta fase, pode ser que você prefira dormir numa posição mais sentada, cheia de travesseiros em volta. Faça como se sentir melhor, pois nada substitui uma boa noite de sono. "

Um comentário:

  1. Ci..tb tinha essas encanações, mas relaxei..ja nao durmo de bruços, pq a barriga incomoda, mas so consigo pegar no sono de barriga pra cima, entao, se nao tem problema, vou continuar dormindo assim ate dar. Bjs

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)