sábado, 22 de janeiro de 2011

Por que apareceu uma linha vertical escura na minha barriga?

A equipe do BabyCenter responde:

Essa linha, que pode ter até um centímetro de largura, costuma aparecer na parte inferior do abdome, muitas vezes passando pelo umbigo. Ela tende a surgir perto do segundo trimestre da gravidez e é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado.

A linha, às vezes chamada de linea nigra, desaparece algumas semanas depois do parto. Um pouco de esfoliação pode ajudar a eliminar a pele ressecada e acelerar o processo. Você vai perceber que outras áreas pigmentadas de seu corpo -- como mamilos, pintas, sardas, axilas e virilha -- também escurecerão um pouco, mas com o tempo, depois que o bebê nasce, elas começarão a voltar à cor normal. Nas morenas esse escurecimento é mais acentuado que nas mulheres de pele clara.

Pesquisas mostram que a deficiência de ácido fólico pode favorecer o surgimento de manchas e o escurecimento da pele. Por isso, capriche no consumo de ácido fólico nos alimentos (como grãos integrais e verduras escuras) e tomando um suplemento (se for indicado por seu ginecologista).

Como existem outros problemas de pele que causam o surgimento de manchas, independentemente da gravidez, é bom sempre mostrar ao médico algo que chame sua atenção, como diferenças na cor ou no tamanho de uma pinta, ou se as alterações na pigmentação forem acompanhadas de dor, sensibilidade ou vermelhidão. Assim você evita ter um problema dermatológico não-diagnosticado, e pode receber o tratamento adequado, se ele for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)