quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

27 semanas de gravidez

Você está grávida de 27 semanas completas, ou seja, está na 28a semana (entrando no sétimo mês). Confusa com a contagem?

Como seu bebê está crescendo

Agora que você se aproxima da fase final da gravidez -- o terceiro trimestre --, seu bebê começa a preencher todo o espaço disponível dentro do útero. Ele já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo. Embora ainda estejam imaturos, os pulmões do seu filho são capazes de funcionar com ajuda médica, se por acaso ele nascer antes da hora.

Como fica sua vida

Seu corpo muda rápido agora: o útero já está lá em cima, perto das costelas, e, dependendo da sua sorte, você está prestes a descobrir a delícia que é ter cãibras,hemorroidas ou varizes. (Se serve de consolo, essas coisas normalmente vão embora depois do parto.)

Se você está se sentindo cansada demais, talvez seu médico sugira um novo exame de sangue para ver se você está com anemia, uma deficiência nos glóbulos vermelhos. Muitas grávidas acabam sofrendo de um pouco de anemia devido às mudanças normais no corpo.

Se você tem sangue fator Rh negativo, e seu exame de sangue prévio deu negativo para anticorpos anti-Rh, você provavelmente vai fazer um novo exame nesta época.

Leia mais sobre a nutrição na gravidez e como cada nutriente ajuda seu bebê a crescer.

Dicas úteis

A partir desta semana, se você precisar viajar de avião, é melhor ter um atestado médico autorizando a viagem.


Desejar ao bebê que "sonhe com os anjinhos" nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo.

O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve.

Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável.

Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir.

A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibrasnas pernas, hemorróidas, varizes e coceira na barriga.

2 comentários:

  1. PARABENS CI!!!!
    27 SEMANINHAS VOARAM NEH...
    DAKI A POUCO TERAS MARIA LUISA NOS SEUS BRAÇOS..
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Nessa fase vc sente muito a Luisa e ainda não está tão pesada, aproveite!!!
    bjo e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)