quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que o pai pode fazer assim que o bebê nascer

Oi meninas!! Tudo bom com vcs...vou atualizar o blog, eu juro =)) e vou começar por esse artigo que encontrei no Baby Center, que fala sobre o pai. Leio muitos blogs, e raramente, nós, grávidas/mães blogueiras comentamos sobre eles, mas são parte importante em todo processo, na verdade 50% de todo processo, né?

Um beijo e espero que gostem...já mandei pro email do Marcelo =)
Ci
_________________________________________________________

Agora que você é pai, todo mundo espera que você instantaneamente aja como tal! Assim como a maternidade, a paternidade se aprende no dia-a-dia, através do contato com o bebê e dos cuidados que o cercam. Mas, para dar uma ajuda à natureza, perguntamos a um grupo de mães o que elas mais querem dos parceiros nos primeiros dias após a chegada do bebê.

Controle-se

Pode ser que primeiro bata um certo pânico quando os "especialistas" -- médicos e enfermeiras -- colocarem o bebê nos seus braços. Calma, ele não quebra! Logo, logo ele começará a acordar mais, a chorar mais alto e a ter soluços estranhos depois de mamar. É hora de ficar calmo e de tranquilizar sua parceira, elogiando suas qualidades de mãe.

Tenha os telefones certos à mão

Mantenha por perto uma lista atualizada com telefones importantes, como o do pediatra ou do hospital mais próximo, assim você não perderá tempo para ligar para a pessoa certa em caso de necessidade.

Abasteça a casa

Abasteça a geladeira e os armários com ingredientes para refeições rápidas e práticas. Com frequência você notará que há coisas demais a fazer, e não vai dar tempo de preparar o jantar. Tenha em mente que as refeições serão mais caóticas no início e esteja pronto para pedir uma pizza quando necessário.

Pesquise antes e saiba onde comprar fraldas por um bom preço, cremes antiassaduras, protetores para os seios ou quaisquer outros itens necessários para a mulher ou o bebê.

Seja o "leão-de-chácara" de sua própria casa

Você vai notar como o interesse por sua família parece não ter fim nos primeiros dias após o bebê nascer e voltar para casa. Amigos, parentes e vizinhos vão querer comparecer em massa para dar uma espiadinha no seu filho. Embora seja gostoso receber tanto carinho, a experiência pode também ser muito cansativa. Esteja pronto para conter a "multidão" e dar um tempo com as visitas.

Controle o telefone

O telefone provavelmente não vai parar de tocar, com amigos e parentes querendo parabenizá-los pela chegada do bebê. Se isso começar a incomodá-lo, peça para uma pessoa próxima, como sua mãe por exemplo, para telefonar às pessoas e contar como andam as coisas com o bebê, além de dizer que os pais estão cansados com tantas mudanças ocorrendo ao mesmo tempo e que ligarão pessoalmente assim que possível. Certamente, todos vão entender.

Mime sua parceira

Faça uma massagem, prepare a comida favorita ou leve lanchinhos e sucos enquanto ela amamenta. Quase todas as mães ficam doloridas, cansadas, sobrecarregadas de hormônios e agitação logo depois do nascimento do bebê, então toda a ajuda é bem-vinda.

Converse e ouça

Nunca será demais falar o que sente e ouvir o que sua parceira tem a dizer. Seja sincero sobre como a paternidade afetou você e ofereça seu ombro para a sua parceira desabafar. Procure entender que ela poderá alternar momentos de choro e alegria extrema, mas o que realmente quer de você é amor e compreensão.

Sexo

Nas primeiras semanas, sexo provavelmente não estará entre as prioridades de sua parceira. Ela estará cansada, dolorida e possivelmente se sentindo estranha quanto ao próprio corpo. Tenha paciência e ajude-a a voltar a se sentir atraente, mesmo que ela esteja "casada" com o pijama e sem lavar o cabelo há dias!

Procure os amigos

Não esqueça de você. Todo mundo precisa de alguém para conversar que não seja da própria família. Um amigo que já tenha passado pela experiência de ser pai pela primeira vez certamente entenderá suas preocupações e frustrações.

Um comentário:

  1. Ci, eu ameeeiii esse texto. Vou fazer que bem vc, mandar pro marido..achei otimo. Bjs

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)