sábado, 23 de abril de 2011

Cuide bem do umbiguinho

Fonte: Guia do Bebê

O cordão umbilical era o elo entre a mamãe e o bebê quando o pequenino ainda morava na barriga dela. Pelo cordão, a mãe alimentava seu filho com nutrientes e oxigênio. Ao nascimento, o cordão é cortado a uns dois centímetros da barriga do bebê, deixando esse bebê um pouquinho mais independente da mamãe.

Esse corte na ligação entre a mamãe e o bebê pode ser um dos motivos para que exista um grande medo na hora de cuidar do coto umbilical. Outro motivo é o medo da mamãe machucar o bebê. Quanto a isso as mamães podem ficar tranqüilas, o coto umbilical, que nada mais é que o pedaço do cordão que ainda ficou no nenê, não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.

Os cuidados com o coto umbilical são de essencial higiene quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias.

Higiene é fundamental - O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.

Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.

Não há com o que se preocupar na hora do banho. O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro. Depois deve ser feito a secagem e limpeza.

Não é aconselhado utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região. Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical.

Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização. Um alerta: não use mercúrio ou merthiolate, pois intoxicam e, no caso o mercúrio, “camufla” uma possível intoxicação devido à cor avermelhada.

Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado.

Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado.

Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical. Dificilmente causa problemas e desaparece aos poucos, geralmente antes da criança completar cinco anos.

Dicas

A mamãe deve lavar as mãos cuidadosamente antes de fazer a higiene do coto umbilical e se possível fazer a limpeza do coto antes de trocar a fralda que pode estar contaminada pelas fezes e transportar germes para o coto.

Vale ressaltar novamente: mercúrio ou merthiolate estão proibidos na higiene do coto, pois intoxicam e disfarçam uma possível infecção devido à cor avermelhada do mercúrio.

Existem fraldas descartáveis com um orifício na altura do umbigo do bebê para não comprimi-lo e deixá-lo arejado.


O pacote de fraldas que eu comprei pra Maria Luisa, com o orifício na altura do umbigo.

12 comentários:

  1. oi cintya, td bem??? nossa, maria luísa já tá formadinha hein??? Q ela venha com muuuuuuuuuuita saúde, paz, alegria e muuuuuuuuuuuitas Bençãos do Senhor.

    obrigada pela visita e já tô te seguindo!!!

    Baby beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Menina dá um medo cuidar do coto! Levantar pra limpar por baixo então, só por Deus!rs

    Eu tb usei esta fralda! Óóóótema!!! Usei tb a RN da Turma da Mônica. É menorzinha que esta então "encaixou" melhor pq o Gu perdeu bastante peso no comecinho... E é só dobrar a parte de cima da fralda que o coto fica livre, leve o solto!
    Beijo!
    PS. Vc está um arraso na foto aí do lado hein? (Maridão deve ter ficado babando..rs..)

    ResponderExcluir
  3. Ci...
    uiaaaa,que o meu maior medo é cuidar do umbiguinhu,tanto que pedi para a minha mãe me ajudar a cuidar da pequena Isabela até o umbigo cair,não sei,fico com medo de fazer alguma coisa de errado,e blééé acontecer alguma coisa...

    Azia...aaarrr,não tive nadinha,até agora neh,pq agora ela ta comendo solta por aqui...

    E vc esta lindona Ci,e loguinhu a Maria Luisa vai estar por ai,com toda saude desse mundo,e enchendo ainda mais a vida de vocês de feliciades :)

    Feliz Pásca para vcs,que o coelhinhu traga muitos chocolates...

    Bjaum
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Ciiii...esqueci de falar...
    estamos de 37 semanas :) aaainnn...esta se aproximando,e a futura mamãe morrendo de medo :s

    bj bj Aline

    ResponderExcluir
  5. Ainda tenho os dois umbigos dos meus filhos, um de cada um, né?rsrsrs
    Você deve estar hiper, mega, ansiosa!!!
    Se você tiver outro flho, o que aconselho, vc vai ver a diferença de sentmentos, e o que dizem, uma gravidez nunca é igual a outra!
    Tem um selinho pra voce lá no blog!
    bjkas

    ResponderExcluir
  6. Aii, medo do coto!
    Mas sabe que aqui me indicaram que nao precisa este tio de fralda e pior que nao acho em lugar nenhum.
    Voce eh linda!
    Super Beijo!

    Carol

    ResponderExcluir
  7. NOSSA CY TA CHEGANDO... DAKI A POUCO A MARIA LUISA ESTA CHEGANDO.. TE DESEJO TUDO DE BOM VIU...

    BJUS
    HA EU USEI ESSA FRALDA, EU GOSTEI MUITO..


    BJUS

    ResponderExcluir
  8. Oie xará... amei teu blog e as dicas do umbigo. não sabia isso da fralda. vou comprar essa pampers tbm pros primeiros 15 dias. dica anotada. amei o quartinho de sua bebê. dps vou querer umas dicas. vc pintou o guarda roupas foi?
    la ónde vai ser o quarto de meu bebe tem uma estante de madeira, queria ela branca mas ficou tao caro p cobrir com fórmica que desisti. amei o quarto da lu. tow te seguindo

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiii queria dizer que o quarto da malu esta lindo so esperando a princesinha chegar obaaa falta pouco agora!!!!!eu sou mamae de segunda viagem mas mesmo assim me senti muito desconfortavel de cuidar do umbigo sorte que do meu nene caiu com 5 dias o do outro caiu com 19... Mas e so ter paciencia e limpar q logo cai! Agora te desejo muita paciencia porque os ultimos dias sao os mais longos ne! Mas o melhor esta por vir, a razao do seu viver o maior e mais gostoso amor, malu venha com muita saude deus abencoe a familia de vcs e estamos Rodos ansiosos pra ela chegar!!!!! Beijos bruna b

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga tem assunto que eu nem posso falar com propriedade...como esse do umbiguinho, pois qdo foi necessário cuidar do umbigo eu fiquei internada..mas mto útil seu post...

    Vc esta linda...suas fotos ficaram lindissimas...

    E eu tenho mtas saudades..
    Como está a ansiedade?
    bjinhuus nas minhas 2 princesas

    ResponderExcluir
  11. Ci, kd vc? A Maria Luisa ja nasceu? De noticias. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ci obg pelas dicas do guarda roupas. me diz só mais uma coisa: vc sabe dizer se ele pintou com a pistola ou com pincel? qd puder me responde. acho que o meu vai sair bem baratinho pq é tipo uma comoda, bem menor! fiquei super animada agora! rs

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)