quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aquele monstro: a ansiedade!!

5 da manhã do dia 05/05 de 2011...eu, já estava acordada, em pé, fazendo chá de cidreira.


Marcelo tinha saído pra trabalhar há uns 10 minutos e eu aqui, já de olho no notebook, já de olho na tv, pensando no que ia assistir.

Pensando se ia escrever sobre moda (pesquisei alguns temas, mas fechei todas as janelas do navegador sobre o assunto), se ia escrever sobre minha ansiedade (mas será que escrever sobre ansiedade aumenta a ansiedade??)

Estamos em 40 semanas e 6 dias (coloquei o ticker ali do lado, embaixo do primeiro, com as duas datas, a de 23 de julho - que vi pela tabelinha ser minha última menstruação - e a de 29 de julho, dia que parei de tomar o anticoncepcional) e a Maria Luisa aqui na barriga, tranquilinha, feliz, mexendo bastante...mas na barriga...nada de contrações (nem leves), nada de muco. Aaaahhh...rsrsrs

Reparem que estou de pijama...rsrsrs

Conversei com ela, falei que estamos esperando, que ela é bem vinda.

Acho tb que o que desencadeou essa minha ansiedade matutiníssima foi lembrar que a noite o Mazzii vem me buscar depois do trabalho pra me levar no Hosp. Santa Helena pra fazer o cardiotoco. Fique com a frase do meu médico: "dependendo o resultado vc já poderá ser internada"

Li também que até é normal passar das 40 semanas, pq as datas são uma PREVISÃO (a gente sempre lê isso enquanto está em estágio inicial de gravidez, mas parece um monstro qdo estamos ali, em cima da data e nada do bebê vir, né?)

Achei um texto que se encaixou no que eu precisava ler, sem pressão, sem sensacionalismo e receitas milagrosas. Segue abaixo o texto (e graças a Deus está me batendo um soninho, vou dormir e relaxar. Bjoo):

"Fico, à vezes, perplexa diante do desconhecimento e da confusão a respeito do parto alastrada entre mulheres e médicos. O outro dia, recebi a seguinte mensagem:

“Olá, estou com 40 semanas e 4 dias e nem sinal da minha bebê. Estou fazendo acompanhamento dia sim, dia não na maternidade (exame de toque e cardiotocografia) e eles vão aguardar até 41 semanas e 3 dias. A única coisa que tenho ouvido do médico é que tenho 1.5 cm de dilatação, útero alto e espesso. Posso desistir do
parto normal ou ainda posso manter a esperança? Existe algo que eu possa fazer
para ajudar no parto? Obrigada.”

A pergunta nasce da intuição certa, de que é preciso esperar pela natureza, mas está tão enfraquecida pelas contexto que a mulher justamente duvida, e lança um último desesperado apelo: há esperança?

O que está errado aqui não é o desejo dela, o qual, mesmo que débil e tímido, ainda existe. O problema está na abordagem geral ao que ocorre, o trágico aloca-se na forma de enxergar as coisas e, portanto, de lidar com elas.

Eis a minha resposta:

“Para um parto seguro você pode esperar até as 42 semanas. O toque e a tocografia dia sim e dia, às quais está sendo submetida, não só estão aumentando seu nível de estresse e de insegurança, como não se sustentam se sua gravidez é de baixo risco (evidente pelo fato de que está ainda com seu filho no ventre).
Sabia que não existe conhecimento certeiro sobre o que é que desencadea o parto? Isto
porque não se trata de algo DE FORA, de cálculos e exames. Surge de dentro.

Ao invés de recorrer a artifícios e malabarismos tecnológicos:


1) concentra-se em si mesma


2) faça longas caminhadas


3) medide, solte o pensamento


4) solte seus sentimentos e averigue se há algo que a bloquea


5) converse com seu bebê


6) confira se tem confiança nele e em você mesma


7) abra sua alma, sua mente, seu coração


8) diga adeus ao passado


9) reze, ore, crie um canto íntimo só para você


10) afaste TUDO e TODOS que possam atrapalhar o momento sagrado do nascimento

Assim, entregue-se. Mergulhe no processo. Entre nele de corpo e alma. Este é o momento. Não acontecerá mais em sua vida. É uma oportunidade única para você se conectar, sentir, vivenciar algo profundo em si mesma. É uma prova, um teste, uma passagem. Momento de renovação, inspiração e espiração, reciclando
a vida. Renascendo.

É dessa experiência que você precisa, não de toques, tocografias, e blábláblá obstétricos. É hora da borboleta sair do casulo.” Espero que a borboleta tenha nascido usando seus superpoderes. Empoderamento é isto: acreditar em si mesmos, entregar-se ao processo, à vida, às passagens da vida.

http://humanizacaoesperta.blogspot.com/"

5 comentários:

  1. Ai Ci, to que nem vc, nao tem uma noite agora que eu nao tenha insonia..essa noite foram 2 hora acordada..na noite retrasada foram 4, um horror. Fique tranquila com relaçao as semanas, ate 42 semanas eh normal, pq na verdade vc nao engravida no dia que vc menstrua (ja que eles começam a contar a gravidez da data de menst), vc engravida uns 15 dias depois, por isso essas 2 semaninhas extras. Tenho certeza que a baby esta bem e vira com muita saude. Bjs

    ResponderExcluir
  2. acabei de tomar um chá de cidreira tbm. hehe ando ansiosa pra saber o sexo e posso imaginar o seu estado. menina que resposta bem dada hein? amei!
    Estou aqui no aguardo pela Malu. Mas vamos respirar fundo e acreditar. vai dar tudo certo. beijoooo

    ah! quanto ao nome Ruan também não gosto muito justamente pelo original ser Juan.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma tentante... então amo ler tudo sobre gravidez e amei este texto... e também estou torcendo por você e pela Maria Luiza...

    Ainda não estou grávida mas se tiver uma menina ela vai se chamar Maria Heloísa!!!

    BEijinhos!!!
    http://diaadiaartistaamadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sabe que cada vez que leio seu post novo fico anciosa tambem? Ai…fico torcendo pra que saia tudo bem com voce e fico me imaginando com minhas 40 semanas.
    Ja te dei boa sorte, mas ai vai de novo: BOA SORTE!

    Sua barriga eh linda. Voce fez barriga de gesso? Nao sei como chama, mas coloca as faixas de gesso e tir ao molde da sua barriga. Eu acho o maximo.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  5. como diz a minha vó...quando a fruta estiver madura ela cai...
    mais e quem diz que agente consegue pensar assim neh?!?!
    minha cesaria esta marcada para dia 09/05 segunda,e eu já estou comendo os dedos tbm...
    mais vamos respirar e pensar positivo...
    Boua Sorte para vcs :)
    Ficou lindooo o protetor de berço da sua bebê...lindo mesmo :)

    Bjinhus
    Aline

    ResponderExcluir

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)