terça-feira, 15 de abril de 2014

Cabelo meu (meu, mesmo!)

Dos discursos que já ouvi, ouvi os mais absurdos, como por exemplo o que diz que negra tem que ter cabelo crespo, porque senão "não é negra".

Mas querer colocar todas as pessoas dentro de uma caixinha e separadas por cor de pele e de lambuja, o cabelo que deve ter, porque senão "não se parece com tal etnia de origem" não é uma forma de preconceito, de contextualizar a pessoa pelo que as pessoas conhecem, como imaginam como é cada pessoa???

Só que eu acredito que as pessoas devem ter o cabelo que combine com ela, com formato de rosto, de personalidade, de bolso (porque cuidar de cabelo, seja ele liso ou crespo, custa muito dinheiro, sempre).

Volta e meia, fico horas "namorando" os blogs de meninas com cabelos crespos e cacheados, me imaginando com aqueles cabelos lindos, cheio de caracóis e...até a página dois. Porque começo mesmo a me imaginar e não me vejo dentro dessa "caixinha".

Quando eu era mais nova, aos 17 anos, fiz permanente afro pra ter os desejados cachinhos (o meu cabelo crespo é denso, daqueles grossos...gosto dele, mas ele nunca fez cachinho. Nunca...nem adianta os militantes me dizerem que é porque nunca deixei ele ser cacheado. Quem tem cabelo crespo e que não faz tóin óin ói, sabe do que estou falando).

Sonho era ter o cabelo que cacheasse mesmo, mas que eu conseguisse controlar ele para qualquer ocasião. Talvez um dia eu me reconheça com o cabelo assim, cheio de cachinhos, mesmo que por permanente ou ele crespo mesmo.

Pois é...voltando ao início do que eu estava dizendo, o cabelo precisa "conversar" com a personalidade e estilo de vida da pessoa e não com a cor da pele apenas. esse é um assunto que tenho pensado bastante, já devo ter dito isso, inclusive por causa do meu artigo científico, que fala sobre identidade e estereótipo. Salvei algumas fotos pra ilustrar, e como diria Caetano "cada um sabe a dor e a delícia de ser como é". O resto, a falta de liberdade e etc é mimimi e pré-conceituação da cabeça de cada um (sem trocadilhos).

Meninas e mulheres (meninos e homens também), que ninguém nos diga quem nós somos e em qual categoria de tipo de comportamento ou imagem devemos nos "encaixar" (como já falei, de caixa mesmo).

As fotos que mostram como cada uma das negras são lindas do jeito que escolheram ter seus cabelos (ou como nasceram com eles, lisos ou crespos) - as fotos não estão nomeadas, porque são muuuiittaasss e achei mais interessante o conteúdo, mostrando os diferentes cabelos de cada uma, do que nomeá-las (e também muitas são famosas, fica quase desnecessário).


 

 

 



 

 

 

 

 

  

 

 













E depois de todas essas fotos exemplificando o que eu falei, e que vale também para brancos, japoneses, ruivos etc etc etc que também são "encaixados" em algum padrão, pela cabeça ou achologia dos outros, mostro meu top 3 de preferência capilar =) (que fique claro, os penteados que eu uso/usaria, adequadso pra minha personalidade/preferência. Porque eu poderia fazer um ranking mais generalista, onde eu colocaria, claro, cabelos cacheados e crespos também, que eu acho também LINDOS!)

3. Queen Latifah




2. Oprah Winfrey




1. Michelle Obama




Beijo, Ci

Fonte: A maioria das fotos tirei do site Sepha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto =)