FebraTêxtil, Tecnotêxtil Brasil, FINNT e BonéShow: realizadas simultaneamente, representam a mais completa mostra do país direcionada à cadeia têxtil


Entre os dias 25 e 28 de abril de 2017, o Anhembi Parque, localizado na capital paulista, vai receber o mais novo e abrangente evento direcionado à cadeia produtiva têxtil com a realização simultânea das Feiras FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil,  Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil,FINNT – Feira  Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos e BonéShow 2017. A mostra será promovida por meio de uma parceria entre o FCEM|Febratex Group, o Grupo MJC|Textília, a ABINT – Associação Brasileira das Indústrias de Não tecidos e Tecidos Técnicos e a ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares.  
Nosso objetivo é unir forças para que o país volte a ter um grande evento voltado para a cadeia produtiva têxtil, focado nos confeccionistas de diversos segmentos”, declara o diretor-presidente do FCEM|Febratex Group, Hélvio Roberto Pompeo Madeira. “Juntas, a FebraTêxtil, Tecnotêxtil Brasil,BonéShow FINNT representam a mais completa exposição direcionada à cadeia têxtil no Brasil”, destaca Pompeo.
 

FebraTêxtil 2017
Em sua primeira edição, o objetivo da FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, organizada em parceria com o Grupo MJC|Textilia, é fortalecer as relações das indústrias da cadeia têxtil e de confecção, gerando negócios e abrindo oportunidades para empresas de todos os tamanhos.   

A nova feira de negócios tem como público-alvo os confeccionistas – especialmente os pequenos e médios –, que irão encontrar, em um único local, os principais fabricantes de matérias-primas – malharia, tecidos planos, aviamentos e acessórios, insumos, beneficiamento e serviços como bureau de desenho, facção de bordados, facção de estamparia, bureau de estilo, materiais para embalagem, consultores e escolas para preparação da confecção, entre outros.
Tecnotêxtil Brasil 2017
Em sua quinta edição, a  Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil apresenta para o mercado os principais lançamentos mundiais em tecnologia, maquinário, produtos e serviços para a indústria têxtil. Participam do evento fabricantes de máquinas de corte, costura, bordadeiras, teares, matéria-prima, estamparia, automação industrial e acabamento, entre outros. 
Desde o seu lançamento, a feira é bienal e, na edição realizada em 2015, recebeu a visita de 17.500 profissionais qualificados que puderam conhecer as mais recentes inovações, tendências e tecnologias do setor e realizar excelentes negócios. A partir de edição que acontece no próximo mês de abril, a TB 2017 será regida por um novo calendário, ganhando uma periodicidade de realização a cada quatro anos.  “Vamos ajustar a Tecnotêxtil ao calendário internacional do setor, permitindo um volume mais robusto de lançamentos de novas tecnologias e novos produtos, inserindo o evento no centro de realização dos principais lançamentos mundiais”, declara Hélvio Roberto Pompeo Madeira.
FINTT 2017
FINTT – Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, principal evento do setor na América Latina, é organizada em parceria com a ABINT – Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos com o objetivo de promover a interação entre fabricantes nacionais e internacionais, especialistas, técnicos, acadêmicos e empresários da indústria de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, além de players dos segmentos clientes. 
O evento contará com uma área de exposição, onde os fabricantes de Nãotecidos e Tecidos Técnicos apresentarão as soluções voltadas a diversos segmentos, fundamentais à economia: Têxteis (embalagens, tapetes, carpetes, material promocional, decoração etc.); Automotivo (carpetes, revestimento do porta-malas e capô, feltros térmicos e acústicos, painel das portas, apoio de cabeça, tubos de admissão e coifas do câmbio); Construção Civil e Geotecnia (geotêxteis para estabilização de solos e subsolos, contenção de encostas, solos e muros de arrimos, reforço de concretos, recapeamento asfáltico, impermeabilização de lajes e subcoberturas, estrutura de aterros mecânicos e sanitários, estrutura de barragens, lonas e coberturas arquitetônicas); Filtração (como filtros de ar, pós, líquidos e gases, automotivos, industriais etc.); Agronegócio (cultivo protegido, mantas, coberturas, big-bags, embalagens e outros); Limpeza (panos de limpeza tipo wipes para uso doméstico, uso hospitalar, farmacêutico, para indústria alimentícia, mecânica, indústrias gráficas e de ótica, e outras aplicações); Descartáveis Higiênicos (fraldas, absorventes femininos, lenços umedecidos); Vestuário Médico Hospitalar (touca, máscara, jaleco, camisa, camiseta, calça, aventais, campos cirúrgicos, compressas); e outros setores (Indústria Calçadista, Moveleira, Promocional, Vestimentas de Segurança  etc.).
FINTT 2017 contará também com a presença de especialistas nacionais e internacionais que promoverão palestras e congressos sobre fabricação, aplicações e normas técnicas, entre outros. O evento vai promover ainda rodadas de negócios, em parceria com a APEX Brasil e a Abit, como parte do convênio do setor têxtil para a promoção das exportações. O objetivo é que a feira seja referência nos segmentos de Nãotecidos e Tecidos Técnicos na América Latina.
Segundo o presidente da ABINT, Carlos Eduardo Benatto, o evento será realizado em um momento importante para esta indústria. “Mesmo diante de uma situação econômica particular no país, a promoção das qualidades dos nãotecidos e tecidos técnicos em diversas aplicações e a troca de informações tecnológica entre os principais players, nacionais e internacionais, do setor e de segmentos clientes, é uma grande oportunidade para promover o crescimento competitivo”
BonéShow 2017Direcionada aos segmentos de bonés, camisetas, uniformes, chapéus e brindes promocionais, a “BonéShow 2017” é organizada pelo FCEM|Febratex Group em parceria com a ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares. As empresas de bonés, brindes e similares têm ganhado destaque dentro do segmento de confecção. Nos últimos 10 anos, por exemplo, o boné passou de um simples brinde para uma categoria superior. Diferente de outros produtos, que ainda são chamados de brinde, o acessório ganhou o status de artigo de moda. Mesmo no segmento promocional, as buscas por novos produtos e matérias-primas diferenciadas fizeram do boné um queridinho de grandes empresas e até de personalidades. 
“Acreditamos que a BonéShow  passará uma ótima imagem do setor e consolidará ainda mais o mercado nacional e internacional. Uma vez que o segmento necessita de visibilidade para buscar novos clientes, a feira será uma importante ferramenta para alavancar as vendas e, consequentemente, apresentar ao mercado um setor forte e com muita qualidade em seus produtos”, declara Valdenilson Vado Domingos da Costa, presidente da ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares.
Programação Paralela
Congressos ABTT 
O evento destaca uma programação paralela diversificada e voltada para a profissionalização, modernização e apoio à retomada do crescimento do setor têxtil, como o XXVII CNTT - Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda; I CIMTT – Congresso Internacional de Moda e Tecnologia Têxtil”; e o V CONTEXMOD – Congresso Científico de Têxtil e Moda. A realização dos Congressos é da ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis. 
2º Denim Meeting
Outro destaque da programação é a segunda edição do Denim Meeting, evento voltado para a indústria brasileira do jeans, que acontece no dia 25 de abril de 2017 (terça-feira), no Auditório Elis Regina, das 08h00 às 17h00. Realizado pelo Guia Jeanswear by Style WF, o evento tem como objetivo principal unir a cadeia têxtil do denim para compartilhar as necessidades desse mercado e buscar, através dos cases e fóruns apresentados, soluções para a formação de  novos cenários para o  fortalecimento do grau da eficiência do segmento jeanswear no Brasil. 
Costure e Use BrasilAssociação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção - ABRAMACO relança na Tecnotêxtil Brasil 2017 um movimento que tem como objetivo contribuir para a retomada do crescimento do setor têxtil brasileiro: o Costure e Use Brasil. "Nosso objetivo é incentivar a geração de empregos, investimentos, infraestrutura, tecnologia, competitividade e incentivo para as micro e pequenas indústrias; o movimento busca sensibilizar o Estado a encontrar soluções efetivas para as prioridades do setor", declara Tai Lam, presidente da ABRAMACO.
Fashion Revolution BrasilFashion Revolution é um movimento global, presente em 92 países, realizado com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre os impactos sociais e ambientais da indústria da moda, exigir transparência e ética nos negócios e celebrar as boas práticas de todos os envolvidos na produção de roupas. Em 2016, foram realizados mais de 800 eventos pelo mundo, sendo 54 só no Brasil, espalhados em 29 cidades, envolvendo 30 faculdades e mais de 100 marcas.  Na FebraTêxtil, o Fashion Revolution Brasil realiza, no dia 25 de abril (terça-feira), das 19h00 às 21h00, o Fashion Revolution Talks, iniciativa que integra a Fashion Revolution Week 2017, que vai levar cases de sucesso em sustentabilidade e inovação para o Fórum de Informação do evento. Ainda durante os dias de realização da Feira, os visitantes poderão participar do movimento através de um painel que será instalado no espaço para tirarem fotos e postarem nas redes sociais.
Moda InclusivaO Concurso “Moda Inclusiva”, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, vai realizar, dentro da programação da FebraTêxtil, um desfile com peças desenvolvidas por designers que reúnem estilo e elegância às necessidades das pessoas com deficiência, resultando em produtos inovadores e versáteis para tornar o ato de se vestir mais prático. Será realizada também uma palestra sobre o tema, no dia 25 de abril.
Sobre o Grupo MJC|TextiliaPróximo de completar 30 anos, o Grupo MJC|Textilia, empresa 100% brasileira, disponibiliza conteúdos, insights, análises, opiniões e tecnologias para empresários profissionais, órgãos e entidades governamentais e privados, área acadêmica, líderes de opinião e demais interessados na cadeia produtiva têxtil.
O Grupo possui o maior banco de dados da cadeia têxtil e diversos investidores internacionais utilizam estas informações como porta de entrada para sua atuação no Brasil.
Sobre a ABINT e o setorABINT - Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos foi fundada em 1991. Segundo Carlos Eduardo Benatto, presidente da entidade, a ABINT atua para fortalecer essa cadeia produtiva, evidenciando a relevância desses produtos no desenvolvimento de importantes setores da economia. “Iniciativas como essa, que ressaltam as vantagens competitivas dos Nãotecidos e Tecidos Técnicos, reforçam a importância dessa indústria para o desenvolvimento econômico do país”, afirma Benatto.
O segmento de Nãotecidos, que nos últimos cinco anos investiu mais de US$ 70 milhões em atualização tecnológica em equipamentos de última geração e que hoje emprega no Brasil diretamente mais de 16.500 pessoas, apresenta um consumo aparente de 283.930 toneladas/ano, exportações de 31.990 toneladas/ano e importações de 40.272 toneladas/ano. Já o setor de Tecidos Técnicos investiu, nos últimos dois anos, mais de US$ 47 milhões em atualização tecnológica e equipamentos e gera cerca de 22.000 empregos diretos. Apresenta consumo aparente de 302.010 toneladas, exportações de 6.235 toneladas e importações de 44.973 toneladas.
Sobre a ANIBBDesde a sua fundação, a ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares tem promovido importantes ações pelo setor, como a campanha nacional que pleiteia a revogação da Lei nº 11.300/2006, que proibiu a venda de brindes para campanhas eleitorais ou a inclusão do boné no uniforme escolar em âmbito nacional. Oferece também apoio jurídico a seus associados, por meio de um departamento criado desde a sua fundação. Em um primeiro momento, a ANIBB trabalhou exclusivamente para regularizar a formalização do setor e acompanhar as atividades de seus associados que necessitavam de pareceres jurídicos. Com o objetivo de oferecer mais um serviço a seus associados, o Departamento Jurídico da ANIBB, oferece mensalmente dicas, informações e instruções jurídicas, abordando diversos temas nas mais diversas áreas do direito, em especial no que se refere ao Direito Trabalhista, Tributário e Empresarial por meio de correspondências eletrônicas enviadas mensalmente a seus Associados.
Sobre o FCEM|Febratex Group
FCEM|Febratex Group é uma empresa 100% brasileira, que está no mercado há mais de 20 anos, é especializada na promoção e organização de feiras e eventos, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil. A matriz da empresa fica em Porto Alegre (RS), com filial em São Paulo (SP).
Fundado e presidido pelo empresário Hélvio Roberto Pompeo Madeira, tem sua gestão realizada também pelo diretor de comunicação e marketing, Hélvio Roberto Pompeo Madeira Junior, e pela diretora jurídica Giordana Madeira. FCEM|Febratex Group  é associado à UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras e conta com o apoio das principais entidades nacionais de sua área de atuação.
 

ApoiadoresO evento conta com os seguintes apoios: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos; ABINT – Associação Brasileira das Indústrias de NãoTecidos e Tecidos Técnicos; Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas; ABQCT - Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis;  ABRAMACO - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção; ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil; ABTT - Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda; a ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares; Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; SINDITEC – Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré; SINDITECIDOS - Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinho do Estado de São Paulo; Sinditêxtil CE – Sindicado da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará; e Sinditêxtil SP - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo.
www.tecnotextilbrasil.com.br 
#amaiscompleta

Comentários

Postagens mais visitadas