Comemoração aos 50 anos do estilista José Gayegos com exposição de moda no Senac Lapa Faustolo


A abertura da exposição será marcada pela realização de uma arena que abordará a sua trajetória profissional com a participação de pessoas
que fizeram parte da sua carreira

A partir do dia 3 de outubro, o Senac Lapa Faustolo receberá a exposição José Gayegos: 50 anos de moda. A iniciativa tem o intuito de apresentar às novas gerações de profissionais da moda o trabalho técnico e criativo do estilista.


A exposição homenageia Gayegos, trazendo modelos do seu acervo e peças inéditas. Contará, ainda, com um material iconográfico, como fotos de desfiles, matérias publicadas em jornais e revistas, além de croquis e moldes.

A abertura da mostra acontecerá no dia 3 de outubro, às 19h30, e os visitantes participarão de uma arena que abordará a trajetória profissional do estilista com a participação de pessoas que fizeram parte da sua carreira. Na ocasião, José Gayegos levará os participantes por uma viagem à história da moda, a partir de trabalhos realizados durante sua carreira.

Além de Gayegos, a arena será composta pelos seguintes participantes: Lucila Mara Sbrana Sciotti – superintendente de operações do Senac São Paulo; Danielle Monteiro Martins – gerente do Senac Lapa Faustolo; João Braga – historiador e pesquisador de moda; Jussara Romão – consultora de moda; e as jornalistas Deise Sabbag - Portal Modo e Modas; e Deborah Bresser - repórter especial do Portal R7.

O projeto prevê também a doação de 10 peças para o acervo da Modateca da instituição. A iniciativa criará um acervo historiográfico para pesquisa de professores e alunos.
A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 21 de outubro, e seguirá depois para o Centro Universitário Senac – Santo Amaro. Mais informações, acesso o Portal Senac: www.sp.senac.br/agendadeeventos.

Origem e atualidade de José Gayegos – o estilista José Gayegos, formado pela Esmod Internacional de Paris, trabalhou com grandes nomes da moda, em grifes nacionais e internacionais de relevância, com o Fendi, Dior Brasil, Valentino, entre outras. Produziu, ainda, figurinos de peças, filmes, programas televisivos e novelas.

No Senac, ajudou na implantação dos cursos técnicos de estilismo e modelagem, além de ter coordenado a implantação do curso Senac/Esmod Internacional no Brasil. Foi também coordenador da área de moda e relações internacionais e, atualmente, presta serviço como palestrante e consultor.

Acervo de Moda Senac – o projeto contempla a realização de exposições com os acervos doados por marcas e estilistas renomados, abordando diferentes recortes históricos, aspectos técnicos e identidade criativa, para possibilitar o estudo da moda como fenômeno sociocultural. O objetivo é tornar-se fonte de pesquisa para alunos, acadêmicos e profissionais, ampliando as referências de ensino e pesquisa na área de moda.

O projeto foi inaugurado a partir da doação da estilista Gloria Coelho, em 2016, e conta com peças de Walter Rodrigues e moldes dos seus 20 anos de trabalho, além do acervo de Ney Matogrosso, doado em 2010, pelo Espaço Ney Matogrosso, agregando à Modateca a brasilidade, criatividade e inovação desse importante artista nacional. A doação das peças do figurino usado nos shows por Ney Matogrosso inclui criações que vão desde a época do grupo Secos e Molhados (1974) até o show Beijo Bandido (2010). Entre elas, estão adornos de cabeça, colares, sapatos e braceletes, muitas delas confeccionadas com os mais diversos tipos de materiais e desenvolvidas pelo próprio Ney. A mostra é itinerante e percorre a rede de unidades em todo o Estado.

Serviço:
Exposição: José Gayegos: 50 anos de moda
Abertura: 
3 de outubro
Horário: 19h30
Período da exposição: de 4 a 21 de outubro de 2017
Horário: das 8 às 21 horas e, aos sábados, das 8 às 14 horas
Local: Senac Lapa Faustolo
Endereço: Rua Faustolo, 1.347 - Lapa - São Paulo - SP
Visitação e participação gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas